Plantas Carnívoras Brasil

Blog destinado a todos curiosos, iniciantes, amantes e especialistas deste curioso mundo das plantas carnívoras.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Sobre as Carnívoras

O conceito de planta carnívora define as mesmas como sendo vegetais que, apesar de apresentarem nutrição autotrófica obrigatória, com o decorrer de sua evolução, desenvolveram adaptações na captura de presas para um complemento alimentar heterotrófico; este se deve ao fato de viverem em solos pobres em nutrientes fundamentais como nitratos e fosfatos, sem possibilidade de desenvolvimento de suas radicelas. Salienta-se que tais adaptações manifestam-se, quase que na sua totalidade, por folhas modificadas em armadilhas capazes de capturar, prender, digerir e absorver sais minerais da vítima em questão por ação de enzimas, fato este relatado por Darwin (1875).
Sabe-se atualmente que existem aproximadamente 700 espécies de plantas carnívoras em todo o mundo, distribuídas em 09 famílias e 19 gêneros, com uma maior ocorrência em regiões tropicais e subtropicais, acompanhado de polimorfismo e variação de cores.
O termo “insetívoras”, usado por muitos cultivadores e até mesmo por alguns admiradores do assunto, relaciona-se com a capacidade que as carnívoras apresentam em aprisionar e digerir principalmente insetos; torna-se, porém, importante esclarecer que estes não são os únicos animais com os quais tais plantas realizam a sua complementação alimentar heterotrófica, sendo esta feita com qualquer animal que tenha dimensões e características necessárias para a sua apreensão, independente ou não de ser um inseto.
As plantas carnívoras podem ser classificadas em 3 grupos, que são:
a) Plantas Carnívoras Passivas: são aquelas que não apresentam movimentos
macroscópicos voltados à captura de presas para posterior digestão. Como principais gêneros representantes deste grupo temos: Roridula, Byblis, Cephalotus, Drosophyllum, Darlingtonia, Heliamphora, Sarracenia e Nepenthes.
b) Plantas Carnívoras Ativas: são aquelas portadoras de movimentos macroscópicos a
partir de estímulos mecânicos, durante o processo de captura de vítimas, com posterior digestão das mesmas. Para este grupo temos os seguintes representantes: Dionaea, Aldrovanda, Utricularia e Biovularia.
c) Plantas Carnívoras Semi-Ativas: são aquelas portadoras de movimentos macroscópicos voltados a um aumento da área útil de contato do vegetal com a presa, proporcionando a digestão das mesmas. Esses movimentos, decorrentes de estímulos mecânicos ou químicos, ocorrem devido a uma variação de turgência de células especializadas. Como representantes deste grupo encontramos os gêneros: Drosera e Pinguicula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário